segunda-feira, 27 de maio de 2013

É amanhã!

Atenção categoria - Rede Municipal!
É AMANHÃ! 28 de maio - Dia de parar a rede municipal!




Sem luta, não há conquista...

E mais uma vez: é amanhã! Dia 28, dia de paralisação na rede municipal de Niterói... Dia de parar a sua escola, a sua UMEI, a sua Biblioteca. É dia de luta! Após cinco meses de enrolação, não há outra saída: tentamos negociar, insistentemente. Queremos ser ouvidos/as. A educação não vai bem, os/as educadores/as passam dificuldades... Adoecemos, contamos moedas para pagar contas e viver dignamente. Nos desdobramos para proporcionar aos/às nossos/as alunos/as uma educação de qualidade, apesar de muitas e muitas dificuldades! Lutar amanhã e lutar sempre é a consequência normal, inescapável, para quem tem compromisso com a educação. "Educar e não lutar é uma contradição pedagógica".

Não vá se perder por aí...

Nossa paralisação é para por o bloco na rua. Educamos nas escolas, e educamos nas ruas. Confira as atividades abaixo e faça parte!

7h - Panfletagem na Estação das Barcas, no Centro (carta à população, veja mais abaixo).

9h - Ato na Prefeitura - queremos Audiência com o Prefeito Rodrigo Neves!
- E faremos a primeira chamada das escolas!

12h - Almoço

13h30min - Assembleia Geral da Rede Municipal
- Na Faculdade de Enfermagem da UFF.
- Chamada das escolas!
- Avaliações e próximos passos do movimento!

18h30min - Reunião AMPLIADA de Direção do SEPE-Niterói
- Na sede do SEPE-Niterói (Av. Amaral Peixoto, 450, sala 305, Centro).
- Pauta: Rede Municipal e Rede Estadual.

ATENÇÃO! Orientações sobre a paralisação!
Veja em: http://seperjniteroi.blogspot.com.br/p/rede-municipal-niteroi.html

É preciso lutar e é possível vencer!
Mas colega, sem você não dá...a

Texto de Renata Corrêa, professora de educação infantil
da NAEI Vila Ipiranga

Estamos diante do início de mais uma luta, dia 28 de maio faremos nossa paralisação na tentativa de uma audiência com o atual Prefeito Rodrigo Neves. E, por certo, neste momento encontraremos colegas que alegarão inúmeros motivos para não aderir à paralisação. Faço este texto na tentativa de fazer com que mitos caiam:

1. "Apoio a luta, mas não posso parar porque não posso ser descontada": As condições de trabalho, os salários baixos e o PCCS que não nos valoriza é realidade para todos os profissionais de educação da rede e não só dos que ousam e tem a coragem de lutar. A precariedade é de todos e de todos, também, o dever de lutar coletivamente. Não podemos deixar nas costas de alguns uma tarefa que é de todos nós. Nenhum de nós pode ser descontado, mas, igualmente, nenhum de nós merece viver e adoecer durante a sua vida profissional. Pense, colega: será tão ruim assim, paralisar e fortalecer uma luta que é para melhorar a sua vida? Essa tarefa é de quem? Do outro?

2. "Apoio a luta, acho justa, mas não faço greve!": esta é uma primeira paralisação e que se for forte, contando com a sua adesão, não precisaremos chegar à greve. Ninguém gosta de fazer greve, mas esse é a última ferramenta que os trabalhadores possuem para serem ouvidos pelos patrões e governantes. Fortaleça a paralisação, some-se na porta da Prefeitura, mobilize a sua escola. Quem sabe assim, Rodrigo Neves ouça a voz do tamanho das nossas angústias e do tamanho de nosso desejo em ter dignidade.

3. "Isso não adianta de nada!": Será mesmo que lutar não adianta? Bem, recorrendo à história vemos que só os processos de luta e mobilização garantiram direitos. Temos um PCCS hoje (mesmo ruim) por conta da luta desta rede. Se hoje nossos salários não estão mais achatados é porque temos uma DATA-BASE, conquistada para todo o funcionalismo em função da árdua greve de 2005, onde também incorporamos gratificações. Hoje queremos a modificação do PCCS, o texto está pronto e seguindo as reivindicações. E se temos esse texto pronto foi fruto da última greve de 2011, onde conquistamos a revisão do mesmo. AGORA A SUA TAREFA, COLEGA, É LUTAR COM SEUS PARES PARA QUE O PREFEITO ENCAMINHE O DOCUMENTO PARA A CÂMARA! NÃO É HORA DE FICAR DE FORA DA LUTA QUE É SUA E QUE PARA SER VITORIOSA DEPENDE DE VOCÊ!

4. "Eu queria parar, mas ninguém pára!": Converse com os colegas na sua escola, com os pais e alunos. Esclareça que nossa luta é de todos. O convencimento é um trabalho de formiguinha. Se não fosse assim, eu não estaria aqui tentando convencê-lo. Mas se você também não parar aí, sim, a luta será enfraquecida. Por quem nos guiamos? Seguimos os que compartilham do nosso pensamento ou os que são contrários a ele? Além disso, a paralisação,votada em assembleia, não é por escola e sim DE TODA A REDE! Sei que às vezes a solidão na escola, nosso lugar de trabalho, pode ser difícil, mas lembre-se: você pertence a uma rede, maior do que sua sala de aula e maior que sua escola. Essa é a luta! Atravesse os muros da U.E. e some-se aos que com você querem lutar ombro a ombro. 

Deixo aqui algumas reflexões! Dia 28 paralise as atividades na sua escola e venham lutar por uma vida profissional com dignidade. 
A LUTA É JUSTA! O DIREITO É NOSSO! JUNTOS SOMOS FORTES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário