sexta-feira, 31 de maio de 2013

Novo Blog do SEPE-Niterói

ATENÇÃO CATEGORIA - Rede Estadual e Municipal de Niterói
Novo endereço do blog: www.sepeniteroi.blogspot.com <== ACESSE E COMPARTILHE!


BLOG DO SEPE-NITERÓI ALCANÇA
MAIS DE 15 MIL ACESSOS!

E ESTÁ MUDANDO DE CARA!
Novo endereço e novo design vem por aí...

Há menos de um ano atrás, precisamente no dia 05 de agosto de 2012, o SEPE-Niterói inaugurava seu novo blog no endereço www.seperjniteroi.blogspot.com. O novo blog fazia parte da nova política de comunicações do sindicato, tocada pela nova Direção que então assumia. Parte desta política apostava nas redes sociais como meio de comunicação com a categoria, além da reformulação dos instrumentos impressos: jornal, boletins e cartazes, principalmente.

E o dia-a-dia tem nos mostrado que a aposta está mais que correta! Nosso blog é um sucesso, já passando dos 15 mil acessos em menos de um ano! Se tornou também uma ferramente de referência para a categoria em todo o estado, não só em Niterói. As redes sociais, em especial o Facebook, também tem sido um bom recurso de comunicação e divulgação das lutas e assuntos de interesse da categoria!

NOVO BLOG VEM AÍ... CONFIRA: www.sepeniteroi.blogspot.com

E para consolidar estes avanços, o SEPE-Niterói está preparando seu novo blog, com novo design para aperfeiçoar ainda mais as comunicações entre sindicato e categoria. E conseguimos também recuperar o antigo domínio que tínhamos, daí estamos migrando o novo blog para o antigo endereço, facilitando assim o acesso da categoria. O novo endereço agora é: www.sepeniteroi.blogspot.com. A partir de agora, então, a categoria pode acessar o blog do SEU sindicato a partir de novo endereço, mais fácil de lembrar no dia-a-dia! Manteremos, por enquanto, o blog no endereço que montamos desde agosto de 2012, porém divulgaremos a partir de agora as informações, notícias e materiais a partir do novo endereço. E aguardem as inovações do design. Por fim: ACESSE, CURTA, COMPARTILHE!

Página de Controle do Blog SEPE-Niterói - mais de 15 mil acessos desde 05/08/12

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Rede Municipal - A LUTA CONTINUA!

Paralisação de 24 horas desta terça, 28/5
FOI MUITO VITORIOSA!
O Governo está na parede e quer nos enrolar!
Indicativo de nova paralisação para 12/6!

Leia o resumo de matéria abaixo do cartaz
(para ampliar o cartaz, basta clicar nele)



O Governo tenta negar, mas ficou acuado. Sua saída? Tentar nos enrolar! Mas os/as profissionais da educação da rede municipal de Niterói deram, neste dia 28 de maio, uma grande lição de luta! Nossa paralisação de 24 horas foi vitoriosa: mais de 60% da categoria parou a rede e o Governo municipal está posto na parede! Sem ter o que oferecer a categoria, pego de surpresa que, agora tentam nos enrolar. Mas não devemos e não iremos recuar na luta, e em Assembleia Geral, votamos: nova Assembleia para 5 de junho, quarta-feira, com indicativo de nova PARALISAÇÃO DE 24 HORAS NO DIA 12 DE JUNHO, também uma quarta, caso o Governo não atenda nossas pautas. E como ele (o Governo) não nos atendeu - em Audiência com o SEPE na Secretaria de Fazenda nesta quarta-feira, 29/5, NADA FOI OFERECIDO - a educação vai parar de novo! Todos e todas à Assembleia dia 05 de junho e nova PARALISAÇÃO dia 12 de junho!

Em breve, mais informações e relatos! A LUTA CONTINUA, ATÉ VENCER!


segunda-feira, 27 de maio de 2013

É amanhã!

Atenção categoria - Rede Municipal!
É AMANHÃ! 28 de maio - Dia de parar a rede municipal!




Sem luta, não há conquista...

E mais uma vez: é amanhã! Dia 28, dia de paralisação na rede municipal de Niterói... Dia de parar a sua escola, a sua UMEI, a sua Biblioteca. É dia de luta! Após cinco meses de enrolação, não há outra saída: tentamos negociar, insistentemente. Queremos ser ouvidos/as. A educação não vai bem, os/as educadores/as passam dificuldades... Adoecemos, contamos moedas para pagar contas e viver dignamente. Nos desdobramos para proporcionar aos/às nossos/as alunos/as uma educação de qualidade, apesar de muitas e muitas dificuldades! Lutar amanhã e lutar sempre é a consequência normal, inescapável, para quem tem compromisso com a educação. "Educar e não lutar é uma contradição pedagógica".

Não vá se perder por aí...

Nossa paralisação é para por o bloco na rua. Educamos nas escolas, e educamos nas ruas. Confira as atividades abaixo e faça parte!

7h - Panfletagem na Estação das Barcas, no Centro (carta à população, veja mais abaixo).

9h - Ato na Prefeitura - queremos Audiência com o Prefeito Rodrigo Neves!
- E faremos a primeira chamada das escolas!

12h - Almoço

13h30min - Assembleia Geral da Rede Municipal
- Na Faculdade de Enfermagem da UFF.
- Chamada das escolas!
- Avaliações e próximos passos do movimento!

18h30min - Reunião AMPLIADA de Direção do SEPE-Niterói
- Na sede do SEPE-Niterói (Av. Amaral Peixoto, 450, sala 305, Centro).
- Pauta: Rede Municipal e Rede Estadual.

ATENÇÃO! Orientações sobre a paralisação!
Veja em: http://seperjniteroi.blogspot.com.br/p/rede-municipal-niteroi.html

É preciso lutar e é possível vencer!
Mas colega, sem você não dá...a

Texto de Renata Corrêa, professora de educação infantil
da NAEI Vila Ipiranga

Estamos diante do início de mais uma luta, dia 28 de maio faremos nossa paralisação na tentativa de uma audiência com o atual Prefeito Rodrigo Neves. E, por certo, neste momento encontraremos colegas que alegarão inúmeros motivos para não aderir à paralisação. Faço este texto na tentativa de fazer com que mitos caiam:

1. "Apoio a luta, mas não posso parar porque não posso ser descontada": As condições de trabalho, os salários baixos e o PCCS que não nos valoriza é realidade para todos os profissionais de educação da rede e não só dos que ousam e tem a coragem de lutar. A precariedade é de todos e de todos, também, o dever de lutar coletivamente. Não podemos deixar nas costas de alguns uma tarefa que é de todos nós. Nenhum de nós pode ser descontado, mas, igualmente, nenhum de nós merece viver e adoecer durante a sua vida profissional. Pense, colega: será tão ruim assim, paralisar e fortalecer uma luta que é para melhorar a sua vida? Essa tarefa é de quem? Do outro?

2. "Apoio a luta, acho justa, mas não faço greve!": esta é uma primeira paralisação e que se for forte, contando com a sua adesão, não precisaremos chegar à greve. Ninguém gosta de fazer greve, mas esse é a última ferramenta que os trabalhadores possuem para serem ouvidos pelos patrões e governantes. Fortaleça a paralisação, some-se na porta da Prefeitura, mobilize a sua escola. Quem sabe assim, Rodrigo Neves ouça a voz do tamanho das nossas angústias e do tamanho de nosso desejo em ter dignidade.

3. "Isso não adianta de nada!": Será mesmo que lutar não adianta? Bem, recorrendo à história vemos que só os processos de luta e mobilização garantiram direitos. Temos um PCCS hoje (mesmo ruim) por conta da luta desta rede. Se hoje nossos salários não estão mais achatados é porque temos uma DATA-BASE, conquistada para todo o funcionalismo em função da árdua greve de 2005, onde também incorporamos gratificações. Hoje queremos a modificação do PCCS, o texto está pronto e seguindo as reivindicações. E se temos esse texto pronto foi fruto da última greve de 2011, onde conquistamos a revisão do mesmo. AGORA A SUA TAREFA, COLEGA, É LUTAR COM SEUS PARES PARA QUE O PREFEITO ENCAMINHE O DOCUMENTO PARA A CÂMARA! NÃO É HORA DE FICAR DE FORA DA LUTA QUE É SUA E QUE PARA SER VITORIOSA DEPENDE DE VOCÊ!

4. "Eu queria parar, mas ninguém pára!": Converse com os colegas na sua escola, com os pais e alunos. Esclareça que nossa luta é de todos. O convencimento é um trabalho de formiguinha. Se não fosse assim, eu não estaria aqui tentando convencê-lo. Mas se você também não parar aí, sim, a luta será enfraquecida. Por quem nos guiamos? Seguimos os que compartilham do nosso pensamento ou os que são contrários a ele? Além disso, a paralisação,votada em assembleia, não é por escola e sim DE TODA A REDE! Sei que às vezes a solidão na escola, nosso lugar de trabalho, pode ser difícil, mas lembre-se: você pertence a uma rede, maior do que sua sala de aula e maior que sua escola. Essa é a luta! Atravesse os muros da U.E. e some-se aos que com você querem lutar ombro a ombro. 

Deixo aqui algumas reflexões! Dia 28 paralise as atividades na sua escola e venham lutar por uma vida profissional com dignidade. 
A LUTA É JUSTA! O DIREITO É NOSSO! JUNTOS SOMOS FORTES!

terça-feira, 21 de maio de 2013

REDE MUNICIPAL: Paralisação em 28 de maio

CARTA À COMUNIDADE ESCOLAR!
Para ganhar o apoio da população para a nossa luta.
Para distribuição nas escolas e UMEI's!

Nossa mobilização tem como objetivo a garantia de uma educação pública e gratuita de qualidade para os filhos e filhas dos/as trabalhadores/as. Pelo descaso dos Governos em atenderem nossas justas reivindicações, somos obrigados a ir à paralisação de 24 horas no próximo dia 28 de maio. Assim, para ter os pais, mães, responsáveis, população em geral, a comunidade escolar, ao nosso lado, imprima a carta abaixo a distribua na sua escola ou UMEI. Fortaleça a luta! Paralisação de 24 horas da Rede Municipal, dia 28 de maio, terça-feira!

A Carta pode ser baixada clicando no link abaixo:

____________________________________________________

Copie o texto abaixo, imprima e distribua na sua escola ou UMEI!

CARTA À COMUNIDADE ESCOLAR
Dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Niterói
- Em especial para aos pais, às mães ou responsáveis -

Comunidade escolar das escolas, UMEI’s e Bibliotecas Populares de Niterói. Nós, profissionais da educação, paralisaremos nossas atividades de trabalho, durante 24 horas, dia 28 de maio, terça-feira. Em respeito a você, viemos esclarecer nesta Carta os motivos pelos quais lutamos:

·         O principal deles é a conquista de uma escola pública de qualidade para todos os filhos da classe trabalhadora;
·         Pela recuperação plena da estrutura física das escolas, visando sua humanização e pleno funcionamento com qualidade, além da expansão da rede, em especial na educação infantil, e com a realização de obras nos períodos de férias e recesso;
·         Qualidade na alimentação a ser oferecida de maneira constante para todos os alunos da rede, pois várias vezes as crianças e jovens ficam sem alimentação, ou esta é servida de forma precária;
·         Fim dos desvios de verbas públicas da educação para Projetos milionários;
·         Fim da super-exploração do trabalho das profissionais de educação que possuem uma elevada carga horária de serviço;
·         Concurso público imediato, para o preenchimento de vagas na rede, em todos os setores; não à política de contratos, que desrespeita direitos dos profissionais e prejudica a qualidade da educação;
·         Melhores condições, gerais e específicas, de trabalho e estudo;
·         Aumento real de salários e valorização do Plano de Carreira dos profissionais da educação, para garantir um trabalho com dignidade e a qualidade da educação pública do seu filho!

Não queríamos parar as escolas, UMEI’s e Bibliotecas. Porém, o Governo não atende os profissionais da educação e não nos deixou outra alternativa.
Niterói é uma cidade que a Prefeitura diz ser rica e de qualidade de vida. Porém, é na verdade, uma das cidades mais injustas do Brasil. Enquanto possui um orçamento de mais de 1,5 bilhão de reais, a educação pública passa fome. Devemos nos perguntar: onde estudam os filhos dos ricos e políticos da cidade?

Essa luta também é sua!
Exija o seu direito a uma escola pública de qualidade!
No dia 28 de maio, não mande seu filho para a escola!
Apóie nossa luta! PRESSIONE O GOVERNO!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Rede Municipal - Paralisação de 24h dia 28 de maio!

ATENÇÃO! REDE MUNICIPAL DE NITERÓI:


- Assembleia Geral da Rede Municipal aprova -
PARALISAÇÃO DE 24 HORAS - DIA 28 DE MAIO!
Pela aprovação imediata da revisão (melhorias) do PCCS!
E atendimento de toda a nossa pauta!

LEIA MATÉRIA ABAIXO DO CARTAZ!

Assembleia Geral aconteceu logo após o Seminário da Rede, organizado pelo SEPE-Niterói que, dentre outros assuntos, debateu projetos de educação integral, expansão com qualidade da educação infantil, saúde do/a trabalhador/a da educação e PCCS.

Chegou a nossa hora! Chega de enrolação! Este foi o clima dos debates ocorridos durante o Seminário e a Assembleia Geral da Rede Municipal de Niterói. Em especial, a revolta com a enrolação sobre a aprovação das melhorias no Plano de Carreira. Além disso, não temos nenhuma resposta concreta do Governo Municipal sobre a pauta salarial, condições de trabalho, saúde, pauta pedagógica e expansão com qualidade da rede municipal. Já foram três Audiências desde o início do ano, e pouca coisa avançou. Em relação as pautas principais, listadas acima, nada avançou.

E desde março de 2012 está pronto o Projeto de Revisão do PCCS, que incluiu parte significativa das nossas reivindicações histórias de melhorias (30 horas para funcionários/as, triênios, elevação dos percentuais entre-níveis e entre-classes, formação continuada, adicional de insalubridade, etc.). E nada da aprovação do Projeto! O novo Governo finge não conhecer a revisão do Plano, e de acordo com declarações em Audiências, quer "reabrir a discussão", porque "não conhece a proposta de revisão do Plano". Isto é enrolação! É cinismo com a categoria! O professor Waldeck, secretário de educação atual, por exemplo, apoiou nossa Greve de 2011 e assessorou os andamentos da revisão do Plano.

Por isso, por esta enrolação, chegou a hora de nos movimentarmos!

PARALISAÇÃO DE 24 HORAS DIA 28 DE MAIO!
Com panfletagem nas Barcas, Ato na Prefeitura e Assembleia Geral da Rede!

O SEPE-Niterói enviará para as escolas materiais de divulgação e convocação da mobilização, como cartazes, boletim e jornal-mural. Também faremos Carta à População e Carta às Direções de Escolas, para que apoiem a nossa luta.

PARTICIPE DA LUTA!
SOMENTE ASSIM TEREMOS VITÓRIAS!

CAMPANHA - Eleições de Representantes de Escolas!

Some-se à luta! Filie-se ao SEPE!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Seminário da Rede Municipal


 ATENÇÃO CATEGORIA - REDE MUNICIPAL!

Seminário de Formação da Rede Municipal

A Educação que Queremos:
Educação Integral, Educação Infantil e a Valorização
dos Profissionais da Educação em Debate

O SEPE-Niterói está organizando - e chama a categoria para participar - o Seminário de Formação para a Rede Municipal, com o tema geral "A Luta pela Educação que queremos". O Seminário contará com abono de ponto concedido pela FME/SME!

DATA: 15 de maio, quarta-feira, das 7h às 19h.
LOCAL: Escola de Serviço Social da UFF - Auditório Sala 405 - Campus do Gragoatá, Niterói-RJ.

PROGRAMAÇÃO:
Sujeita a alterações de ordem e horários.

7h - Café-da-manhã e Credenciamentos

8h30min - Mesa de Abertura "A Conjuntura e as Políticas Educacionais - para onde vai a educação?", com:
- Alex Trentino (SEPE-RJ / CSP-Conlutas)
- Pedro Rosa (SINTUFF / Unidos pra Lutar)

10h - Mesa "Educação Integral e Educação Infantil: a escola que... Lutamos para construir!", com:
- Profa. Dra. Lúcia Velloso (Fac. de Formação de Professores - UERJ)
- Profa. Ms. Carla Andrea Lima (UMEI Rosalina de Araújo Costa - Rede Municipal de Niterói)
- Profa. Dra. Regina Leite Garcia (Fac. de Educação da UFF)
- Susana Sá Gutierrez (SEPE - Regional 4 / Rede Municipal do Rio)

13h - Almoço

14h - Mesa "Saúde do/a Trabalhador/a da Educação, Luta por valorização e pelo PCCS e a organização da categoria", com:
- Alzira Trindade (SINTUFRJ)
- Gelta Xavier (Profa. da Fac. de Educação da UFF / CSP-Conlutas)
- Angélica Quintanilha Lemos (Rede Municipal de Niterói - ex-Comissão de Revisão do PCCS)

16h - ASSEMBLEIA GERAL DA REDE MUNICIPAL!

AJUDE A DIVULGAR O SEMINÁRIO!
DIVULGUE NA SUA ESCOLA E PARTICIPE!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ato contra o neonazismo em Niterói: ADIADO!

ATENÇÃO CATEGORIA E MOVIMENTOS SOCIAIS!

O SEPE-Niterói informa que o ato contra o neonazismo em Niterói (e em qualquer lugar) terá que, infelizmente, ser adiado. Por problemas na garantia de uma boa organização do mesmo, divulgação, segurança, etc. Mais informações sobre o ato em organização e a questão política envolvida, ver na postagem neste blog, mais abaixo.

Em breve o sindicato informará a nova data e horário (e talvez local, se tiver que mudar), pois a luta contra a ideologia neonazista não pode parar nem ser esquecida!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Movimentos Sociais contra o Neonazismo

ATENÇÃO! Houve uma mudança na data do Ato referido abaixo, onde se lia "quinta-feira, 09 de maio, 17 horas" agora mudou para "sexta-feira, 10 de maio, 15h30min".

SEPE-Niterói, movimentos sociais
e organizações dos trabalhadores convocam:


ATO CONTRA O NEONAZISMO
EM NITERÓI E EM QUALQUER LUGAR!
Sexta-feira, 10 de maio, 15h30min
na 77ª DP em Icaraí
(Rua Lemos Cunha, s/n, Icaraí - rua de esquina com a Gavião Peixoto)

Material de ideologia neonazista apreendido com o Grupo em Niterói
No dia 27 de abril, dois sábados atrás, a população de Niterói assistiu, estarrecida, uma violenta agressão de caráter neonazista-racista na Estação das Barcas, no Centro. Um bando de sete jovens, organizados no Grupo Neonazista "Combat 18", atacou com socos, facas e taco de beisebol um artista e morador de Niterói que passava pelas Barcas. A agressão se deu pelo fato da vítima ser de origem nordestina, conforme as ameaças proferidas pelo grupo. Mais informações sobre o ocorridos podem ser lidas em vários periódicos da imprensa, como no O Fluminense em: http://www.ofluminense.com.br/editorias/policia/skin-reds-armados-agridem-nordestino-no-centro-de-niteroi.

O grupo, que é organizado e "atua" na região de Niterói e São Gonçalo há algum tempo, disseminando o ódio neonazista, é o mesmo que vem ameaçando e atacando organizações dos trabalhadores e movimentos sociais no Rio de Janeiro: partidos operários de esquerda como o PSTU e o PCB e movimentos sociais como a CSP-Conlutas, o SEPE, ocupações urbanas e movimentos da juventude.

Para fazer frente ao avanço do conservadorismo e do ódio racista, machista e homofóbico contra os/as trabalhadores/as, o SEPE-Niterói convoca, junto com outros movimentos sociais e organizações dos/as trabalhadores/as, um ATO para esta sexta-feira, 10 de maio, às 15h30min, na 77ª Delegacia de Polícia, em Icaraí (Rua Lemos Cunha, s/n, Icaraí). A manifestação visa cobrar das autoridades uma rígida investigação e duras punições aos agressores e ao grupo identificado.

Não podemos admitir ou tolerar a organização e disseminação de ideologias de ódio contra os/as trabalhadores/as, setores oprimidos e minorias da sociedade, ainda mais se utilizando de métodos de violência aberta. O fascismo e o neonazismo não se discute, se combate!

TODOS E TODAS AO ATO!
PUNIÇÃO AO GRUPO NEONAZISTA!
CHEGA DE CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA
E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS!
NÃO PASSARÃO!

Convocam:
SEPE-Niterói, CSP-Conlutas, ANEL, Coletivo Não Vou Me Adaptar - UFF,
Movimento Educadores em Luta, Movimento Quilombo Raça e Classe,
Movimento Mulheres em Luta, PSTU-RJ
Se some à manifestação!
Manifesto aberto à novas assinaturas!

sábado, 4 de maio de 2013

Rede Municipal - ASSEMBLEIAS POR POLO

ATENÇÃO CATEGORIA!


Assembleias por Polo da Rede Municipal


Na próxima quarta-feira, dia 08 de maio, acontecerão mais duas Assembleias por Polo organizadas pelo SEPE-Niterói. As mesmas serão as 10h e as 15h30min, nos seguintes locais (por polo):

- POLO REGIÃO OCEÂNICA ==> UMEI Odete Rosa
- POLO SANTA BÁRBARA ==> EM Rachide da G. Salim Saker

PARTICIPE! O objetivo das Assembleias por Polo é debater, mais próximo à base, as demandas da categoria e quais passos devemos tomar para organizar as nossas lutas. Vivemos uma conjuntura de muitos problemas e descasos nas escolas e com a categoria, por parte do Governo. Temos que nos mobilizar para avançar e ter conquistas: salariais, de condições de trabalho, por uma expansão da rede com qualidade, Plano de Carreira (PCCS), dentre outras pautas!

__________________________________________________

Vem aí!
Seminário de Formação e Luta
da Rede Municipal de Niterói!

O SEPE-Niterói está organizando, para breve (provavelmente 15 de maio), um Seminário de Formação para dinamizar a luta da categoria neste ano! As temáticas abordadas serão uma discussão sobre as políticas educacionais em curso no Brasil (e mundo), os rumos da rede municipal (em especial os projetos para educação integral e educação infantil), saúde do trabalho e melhorias do PCCS.

Já foi garantido, em negociação com a SME (professor Waldeck Carneiro), o ABONO DE PONTO para participação da categoria no Seminário. E como fechamento do Seminário será realizada Assembleia Geral da rede, para votar as pautas prioritárias de reivindicações da Campanha 2013 da categoria, e os próximos e necessários passos da nossa organização e luta.

Mais informações: http://seperjniteroi.blogspot.com.br/p/rede-municipal-niteroi.html