domingo, 10 de agosto de 2014

SEPE-Niterói INFO - REDE MUNICIPAL - Gastos Duvidosos da FME - Farra com o dinheiro público?

Atenção categoria!

REDE MUNICIPAL DE NITERÓI


De novo... GASTOS DUVIDOSOS COM AS VERBAS
DA EDUCAÇÃO PÚBLICA!

O SEPE-Niterói já vinha apurando, e agora saiu na imprensa, a volta dos gastos duvidosos da FME com as verbas da educação municipal. A denúncia da vez são os gastos de 481 mil reais, sem licitação, para a compra de livros sobre a Copa distribuídos para as turmas de 3° e 4° ciclos da Rede. Os livros, de qualidade pedagógica no mínimo duvidosa, chegaram aos alunos já com a Copa acontecendo e sem nenhuma consulta ou planejamento junto aos Profissionais da Educação das Escolas Municipais.

Farra com a verba pública?

Como já dissemos brevemente, os livros custaram no total 481 mil reais das verbas da educação, sem licitação! Individualmente, cada livro custou aos cofres públicos 80 reais. Porém, na editora é possível comprar o mesmo livro por apenas 40 reais. É clara a suspeita de superfaturamento na compra que, além disso, é pedagogicamente questionável! E esta compra é só mais uma de uma série de gastos milionários com as verbas da Educação Pública de Niterói. O SEPE-Niterói está iniciando um esforço de pesquisa para elaboração de um Dossiê com diagnóstico da Rede. Já existem várias informações de gastos questionáveis ou investimentos não-feitos na Educação da cidade...

Qualidade pedagógica questionável.

Foram seis mil livros que abordam os países que disputaram a Copa do Mundo de futebol no Brasil. Conforme apuração da Direção do SEPE-Niterói, de profissionais da Rede e do professor Nicholas Davies (da UFF e especialista em livros didáticos), os livros contêm erros históricos, conceituais, de informação e de ortografia. Além disso, a abordagem apresentada remete ao que há de mais atrasado na Geografia, a maneira enciclopédica e eurocêntrica de se discutir os países e povos do mundo.

Ação entre amigos?

Além de caros e de qualidade pedagógica no mínimo duvidosa, entre os autores dos livros estão a esposa e um dos filhos do ex-prefeito e ex-secretário de Educação de Niterói Godofredo Pinto (PT). A gestão do professor Godofredo é de triste lembrança para os Profissionais da Educação: congelamento do Plano de Carreira, corte de ponto na greve de 2005, reformulação pedagógica da Rede passando por cima das discussões promovidas pelos Profissionais da Educação e comunidades escolares, dentre outros problemas. Além disso, foi na gestão de Godofredo que começaram os gastos milionários e questionáveis com as verbas da educação, prática que continuou na gestão de Jorge Roberto Silveira (PDT) de 2009 a 2012. E agora, em 2014, parece que a lamentável prática volta na gestão de Rodrigo Neves, Waldeck Carneiro, Flávia Monteiro e cia. O prefeito que disse que "seria diferente" alegou dificuldades financeiras para impor um reajuste salarial miserável de 6,5% para a Educação. Porém, como vemos nos gastos com o duvidoso livro sobre a Copa, parece não faltar verba para os amigos do prefeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário