sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Rede Municipal de Niterói - CAMPANHA - Vamos eleger Representantes de Escolas, UMEI's e Bibliotecas Populares do SEPE-Niterói

REDE MUNICIPAL DE NITERÓI

Olá categoria! O SEPE-Niterói está lançando uma Campanha de Eleição de Representantes das Escolas, UMEI's e Bibliotecas Populares da Rede! Com esta medida o visamos fortalecer a luta coletiva da categoria. Como? Ampliando as relações da categoria, de cada escola, UMEI e Bibliotecas Populares, com o sindicato, fortalecendo nossa representatividade, construindo juntos as políticas. Segue abaixo o material de formação, para ajudar na campanha. Participe! Um mais um é sempre mais que dois!

CAMPANHA DE ELEIÇÃO DE

REPRESENTANTES DAS ESCOLAS, UMEI's E BIBLIOTECAS POPULARES!

Eleja um/a representante da sua Escola, UMEI ou Biblioteca Popular para o SEPE-Niterói, o seu sindicato! Juntos, somos fortes! O SEPE somos nós, nossa força e nossa voz!

O SEPE NA ESCOLA... A ESCOLA NO SEPE!

O que o SEPE vai fazer?
Cadê o SEPE?
O SEPE ganhou...
Vou procurar o SEPE...
O SEPE errou!
Concordo com o SEPE!
Não concordo com o SEPE!

Olá colega! Você com certeza já ouviu, já disse, ou já pensou uma das perguntas ou expressões acima. Claro, pois o SEPE é o seu sindicato, logo ele tem que lhe servir para alguma coisa, não é? Ele tem que defender seu salário, suas condições de trabalho, seus direitos. O SEPE tem a sua Diretoria, aquela "galera do SEPE", que serve para isso... Aí, quando alguma coisa não dá muito certo, o SEPE não serviu! Mas quando dá certo, o SEPE "foi bem"... Afinal, será que é assim mesmo? O SEPE é "só" isso?

O QUE É O SEPE?

Queremos trazer outra ideia para você, colega: a de que o SEPE não é uma entidade externa a você! O SEPE é o nosso Sindicato, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro. Ele é você e toda a Escola / UMEI / Biblioteca Popular. Ou, pelo menos, deveria ser... Para ser forte, representativo, presente, o SEPE precisa estar em todas as Escolas / UMEI's / Bibliotecas Populares, e para isso precisamos dos Representantes da Escola / UMEI / Bibliotecas Populares!

Porque ter e eleger Representantes na sua Escola, UMEI ou Bibliotecas Populares?

É muito importante cada Escola, UMEI ou Bibliotecas Populares, ter pelo menos um (a) representante! Os (as) representantes são importantes porque a construção das várias lutas da categoria deve partir de cada Escola, UMEI ou Bibliotecas Populares, deve refletir as necessidades e vontades de cada colega. As conquistas só podem vir com a organização permanente do conjunto da categoria, e essa organização só se efetiva envolvendo todas as Escolas, UMEI's e Bibliotecas Populares da Rede.

Tem algum problema na Escola, UMEI ou Biblioteca? A unidade se organiza, informa ao SEPE, discute com o SEPE o que fazer... Começou a Campanha Salarial? A unidade se organiza para opinar sobre o que fazer, para acompanhar e opinar sobre as negociações com os governos... Pintou a discussão sobre fazer greve: é greve, sim ou não? É o momento certo? Temos que esperar mais? Perdemos o tempo? A unidade tem que opinar! E por aí vai...

O (a) representante é o elo de ligação entre as Escolas, UMEI's e Bibliotecas Populares com o SEPE! Com o (a) representante, o SEPE estará presente em todos os lugares, com todos nós, categoria! E toda a categoria estará no SEPE! Por isso é importante eleger o (a) representante! Se organize, vamos eleger!

O que o (a) representante faz?

O (a) representante ajuda a organizar a Escola, UMEI ou Bibliotecas Populares. Passa para o SEPE os problemas e opiniões do local de trabalho, da categoria. Leva para a Escola, UMEI ou Biblioteca as informações e ações do SEPE. Os (as) representantes de conjunto, de todas as unidades, ajudam a construir e dirigir o SEPE - suas políticas, ações, decisões - a partir do local de trabalho. São formuladores de políticas junto a Diretoria do Sindicato, ajudam a orientar e organizar os rumos das lutas da categoria!

Conselho de
Representantes de Base!

Com representantes eleitos (as) nas Escolas, UMEI's e Bibliotecas Populares da Rede Municipal de Niterói, o SEPE organiza o Conselho de Representantes de Base. Este Conselho deve se reunir mensalmente, COM ABONO DE PONTO (garantido pelo Ofício-Circular FME 40-2011) aos representantes, para discutir as questões dos locais de trabalho, da Rede e da categoria de conjunto. O Conselho, assim, ajuda a planejar e organizar as lutas coletivas da categoria!

Como eleger
o (a) representante?

1 - A Escola, UMEI ou Biblioteca tem o direito de eleger 1 (um) representante a cada 50 trabalhadores (efetivos e contratados) na Unidade, com fração de 25. Por exemplo: se a Escola, UMEI ou Biblioteca tem 60 trabalhadores da educação, ela pode eleger apenas 1 (um) representante. Mas se possui 75, poderá eleger 2 (dois). E assim por diante.

2 - Para realizar a eleição, basta pegar no SEPE um modelo de ATA (que também pode ser "baixada" no link mais abaixo) onde serão registrados o (s) nome (s) do (a/das) representantes eleito (s/as) e a assinatura dos trabalhadores que participam do processo de eleição do (a) mesmo (a).

ATA - http://www.seperj.org.br/admin/fotos/boletim/boletim505.pdf

3 - O normal é fazer a eleição em Reunião, podendo ser: (a) nos intervalos, em dias e horários diferentes para ser representativo; (b) o ideal é na Reunião de Planejamento semanal, por reunir mais colegas da Unidade. ATENÇÃO: os (as) Funcionários (as) podem e devem participar do processo, inclusive sendo representante (s), pois a representação é de toda a categoria dos Profissionais da Educação!

4 - Na reunião (ou reuniões), faz-se a discussão, elege-se o (s) representantes (s) (e suplentes) preenchendo a ATA. Depois, leve a ATA ao SEPE!

Eleja o (a) Representante (s) da sua Escola, UMEI ou Bibliotecas Populares
e participe da luta da categoria e do SEPE
pela Educação Pública, Gratuita e de Qualidade!

Participe e eleja o (a) representante, para fortalecermos a luta e nossa organização sindical. 14 escolas e UMEI's já fizeram processos de eleição (veja abaixo), faça também em seu local de trabalho. E vamos à luta!

Unidades que já elegeram seus representantes:

1- EM Tiradentes (Tenente Jardim)
2- EM Lúcia Maria Silveira da Rocha (Jurujuba)
3- UMEI Maria Luiza Sampaio (Charitas)
4- EM Santos Dumont (Centro)
5- EM Maralegre (Cafubá)
6- UMEI Alberto de Oliveira (Centro)
7- UMEI Rosalina Araújo Costa (Barreto)
8- NAEI Vila Ipiranga (Vila Ipiranga)
9- EM Paulo Freire (Fonseca)
10- UMEI Áurea Menezes (Itaipu)
11- EM Levi Carneiro (Sapê)
12- EM Maestro Heitor Villa-Lobos (Ilha da Conceição)
13- UMEI Olga Benário Prestes (Engenho do Mato)
14- UMEI Marly Sarney (Santa Bárbara)
15- EM Mestra Fininha (Barreto)
16- EM Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis (Itaipu)

CARTAZ DA CAMPANHA 


ATENÇÃO!
A primeira reunião do Conselho de Representantes será dia 07 de outubro.
Uma terça-feira, em dois horários: 7:30 e 13h na sede do SEPE-Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário