segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Rede Municipal de Niterói - Falta pouco para o Seminário de Educação do SEPE-Niterói - FAÇA SUA INSCRIÇÃO ONLINE!

ATENÇÃO CATEGORIA!
Falta pouco para o Seminário de Educação do SEPE-Niterói!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO ONLINE!


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SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO
DO SEPE-NITERÓI

"Projetos Político-Pedagógicos, Currículos e Gestão Democrática das Escolas e UMEI's e da Rede Municipal de Educação de Niterói"
- Pensando um Projeto dos Trabalhadores -

Data e local: O Seminário acontecerá no dia 22 de outubro, uma quarta-feira, a partir das 7:30 da manhã até as 17:30 da tarde, no Auditório da Fac. de Economia da UFF (Bloco F, campus do Gragoatá - próximo a Fac. de Educação da UFF).

Abono de Ponto: A FME já autorizou abono de ponto para participação no Seminário, porém apenas para um Profissional por Escola, UMEI e Biblioteca. O SEPE-Niterói continua reivindicando que sejam ampliados os abonos. Assim, cada Escola, UMEI e Biblioteca já devem discutir e apontar um/a colega para participação no Seminário. Por outro lado, todos/as que quiserem participar podem e devem se inscrever (ver abaixo), pois o número de interessados pode ajudar a conseguirmos mais abonos de ponto.

Inscrições: As inscrições podem ser feitas junto aos dirigentes do SEPE-Niterói, que estão visitando as Escolas, UMEI's e Bibliotecas; na sede do Sindicato; ou online, preenchendo a Ficha de Inscrição neste link: http://goo.gl/forms/RqZ78SJ88O

Programação:
- 7:30 = Café-da-manhã;
- 8:30 = Mesa de Educação;
- 11:00 = Mesa sobre Gestão Democrática;
- 13:00 = Almoço;
- 14:30 = Grupos de Trabalho temáticos;
- 16:30 = Plenária Final.

Mesa de Educação: o objetivo da Mesa de Educação do Seminário é dar conta dos desafios político-pedagógicos para a Educação do Brasil e de Niterói atualmente. Para tanto, teremos múltiplas temáticas sendo abordadas. Primeiro, iremos refletir sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), o que ele é, o que representa, seus problemas e desafios, o impacto sobre a educação pública brasileira. Segundo, os debates sobre o que foram os projetos político-pedagógicos recentemente desenvolvidos em Niterói e os novos projetos que estão sendo gestados. Terceiro, a discussão sobre os conceitos e desafios da ideia de educação integral, um dos principais projetos que se vislumbram em todo o país e também em Niterói. Quarto, as teorias, práticas e as políticas sobre a Educação Infantil no Brasil e em Niterói, assim como os desafios da Educação de Jovens e Adultos.

Colaboradores da Mesa de Educação:

"A Proletarização do
Professor"
Gilberto Souza = debate sobre o novo PNE = Gilberto é professor da Rede Estadual de São Paulo, ativista do Setorial de Educação da CSP-Conlutas e organizador do livro "A Proletarização do Professor - Neoliberalismo na Educação" (veja ao lado).

Carla Andréa Silva = debate sobre a educação infantil = Carla Andréa é pedagoga da UMEI Rosalina Araujo Costa, da Rede Municipal de Niterói, e mestra em Educação pela UFRJ.

Marta Maia = debate sobre os projetos da Rede Municipal = Marta é professora da Rede Municipal de Niterói, mestra e agora doutoranda em Educação da PUC-Rio, sob orientação da professora Sônia Kramer.

"Escola Pública e Pobreza
no Brasil"
Eveline Algebaile = debate sobre educação integral = Eveline é professora da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, doutora em Educação pela UFF e autora do importante livro "Escola Pública e Pobreza no Brasil" (veja ao lado).

Bruno Miranda Neves = debate sobre educação integral e EJA = Bruno é professor da EJA em Nova Iguaçu e do Colégio de Aplicação da UERJ e mestre em Educação pela UERJ.

Mesa sobre Gestão Democrática: o objetivo desta Mesa é aprofundarmos a discussão sobre o que é, afinal, a gestão democrática da escola pública? Porque ela é tão importante? Como ela pode acontecer na prática? Consideramos tal discussão de grande importância, pela convicção em que afirmamos: é impossível pensar um projeto de educação crítico, diferente, transformador, sem democracia na escola!

Colaboradores da Mesa sobre Gestão Democrática:

Florinda Lombardi na ocupação da Prefeitura do Rio em 1989
na luta pelas eleições diretas das direções de escolas.
Florinda Lombardi = Florinda é professora aposentada da Rede Estadual, dirigente histórica do SEPE-RJ, e reconhecida ativista da luta pela gestão democrática na escola pública, tendo sido uma das lideranças da luta pelas eleições diretas para as direções de escolas da Rede Estadual nos anos 80, que foi conquistada pela categoria e permitiu importantes experiências de gestão democrática na prática, experiências estas que têm de ser conhecidas.

Paulo Sgarbi = Paulo é professor da Faculdade de Educação da UERJ (Rio), doutor em Educação pela UERJ, atua principalmente em estudos sobre o cotidiano escolar, avaliação da aprendizagem, currículo, imagem, cotidiano e formação de professores, apoiou a greve da educação de Niterói em 2013 e participou do II Encontro sobre o PCCS que ocorreu durante aquela greve na Escola Municipal Paulo Freire.

SOBRE O SEMINÁRIO - A IMPORTÂNCIA!

Recentemente a FME enviou para as Escolas e UMEI's da Rede Municipal de Niterói um documento intitulado "A Escola que queremos - repensando a organização pedagógica da Rede Municipal de Educação de Niterói". Pouco antes, em junho, o governo federal aprovava o novo Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência de 2014 a 2024. Em todo o país estão sendo tocados discussões governamentais e medidas de reestruturação das redes públicas de educação, e como o novo PNE este processo tende a se acelerar. As novidades intentadas pelos governos afetarão profundamente as condições de trabalho de nós, profissionais da educação, e o direito à educação de qualidade socialmente referenciada das crianças, jovens e adultos brasileiros.

O que está em curso é uma disputa de projetos de educação pública, e a tendência é excluir a voz ativa e independente dos trabalhadores da educação, impondo projetos de cima para baixo. A tendência é que em Niterói também se faça assim. Não foi assim que aconteceu em outros momentos, mais de uma vez? A categoria debatia os projetos de educação, fazia propostas, e os governos engavetavam tudo e impunham outra coisa? Ao enviar o documento referido acima, a FME solicitou que a categoria discutisse o mesmo nas escolas um novo Projeto de Educação para a Rede. O debate não animou muito. Há uma descrença de que as opiniões da categoria serão realmente consideradas. O cotidiano massacrante do trabalho, por outro lado, não favorece um bom debate político-pedagógico.

Seguindo deliberação da Assembleia Geral da categoria de 17 de setembro, desta vez queremos que seja diferente! O SEPE-Niterói convoca a categoria a se organizar! Temos que tomar os debates político-pedagógicos em nossas mãos e lutar por um projeto nosso, dos trabalhadores! É com esse objetivo que convocamos o Seminário de Educação do SEPE-Niterói, com o tema "Projetos Político-Pedagógicos, Currículos e Gestão Democrática das Escolas e UMEI's e da Rede Municipal de Educação de Niterói - Pensando um Projeto dos Trabalhadores". Não podemos aceitar que o projeto de educação da nossa escola pública seja feito apenas pelo governo! Temos que nos organizar para fazer o nosso projeto e o impor ao governo - um projeto verdadeiramente dos trabalhadores! Nossa referência é que a construção da escola pública de qualidade será uma obra coletiva, dos trabalhadores, ou não será. Mãos à obra!


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