sábado, 18 de outubro de 2014

Rede Municipal de Niterói - Merendeira dirigente do SEPE é impedida de participar de evento da FME do Dia da Merendeira!

No Dia da/o Merendeira/o,
merendeira dirigente do SEPE-Niterói é
impedida de participar da Festa da FME!

Relato de Oraide Peixoto
Merendeira da Rede Municipal e Dirigente do SEPE-Niterói

Olá merendeiras de Niterói. 

Dia 16 de outubro comemorou-se o Dia da Merendeira.

Será que temos o que comemorar?
 
No dia 9 de setembro foi publicado o primeiro Concurso de Alimentação Escolar da Rede Municipal de Niterói. Segundo a publicação, "o evento tem como objetivo reconhecer, divulgar e estimular o importante trabalho desenvolvido pelos Merendeiros Escolares e Nutricionistas nas Unidades Municipais de Educação de Niterói (...)". Entretanto encontramos no texto diversas indicações que contradizem estes objetivos, como "a inscrição será em nome da Unidade Escolar (...) Assim, os Merendeiros serão identificados pela Unidade Escolar em que atuam".

Como podemos observar, bonificações, competições, metas, chegaram às cozinhas da Rede Municipal de Niterói. Muitos se recusaram a participar, mas como o Edital dizia: "O servidor que não estiver inscrito deverá auxiliar seus colegas participantes na confecção do prato, nas atividades pertinentes ao seu serviço", indicando a NÃO OPÇÃO À PARTICIPAÇÃO NO "Concurso".

Depois de identificar, mais uma vez , a dificuldade das informações chegarem às cozinhas das Escolas e UMEI's, como horário e local do evento, decidi participar do evento. E qual não foi minha surpresa ao ser informada pelo Departamento de Projetos Especiais que eu NÃO poderia participar. Na conversa por telefone com o responsável da Diretoria de Projetos Especiais, ouvi que por não estar em Unidade Escolar, não estaria convidada. Lembrando que desde junho deste ano (2014) estou em licença sindical para atuação no SEPE-Niterói, representando, organizando e defendendo a categoria. Perguntei, então, se as merendeiras da Cozinha Experimental da FME não seriam convidadas, por não estarem em unidade escolar. O rapaz então informou que elas haviam recebido os convites (alívio). E disse que na relação de merendeiras/os da Rede, meu nome constava como em trânsito, portanto não havia para onde enviar o convite. Encerrei a ligação informando que compareceria ao evento, posto que SOU MERENDEIRA DA REDE.

Gostaria de destacar no edital se diz: "Serão selecionados os três pratos que receberam a melhor pontuação e o resultado será divulgado no dia 16 de outubro, na festa em comemoração ao Dia dos Merendeiros e ao Dia da Alimentação Escolar, com a entrega das premiações". Ou seja, o evento do dia 16 de outubro não se limitava ao concurso, e sim a todas/os as/os merendeiras/os da Rede.

No dia, às 17 horas, compareci ao local da Festa. Aguardei que a fila terminasse e me dirigi à mesa de entrada, onde havia rosas que eram entregues às/aos merendeiras/os e à representantes da FME que lá chegavam. Na mesa estava uma senhora, à qual informei que não tinha convite, por estar em licença sindical pelo SEPE-Niterói. Ela respondeu que sem convite não poderia entrar. Voltei a insistir que era Merendeira da Rede, já que na mesa havia uma listagem. Ela então voltou a dizer que eu não poderia entrar. Insisti dizendo que era Merendeira da Rede há 10 anos e que, aliás, em função das condições de trabalho a que todas somos submetidas, adoeci, como centenas de colegas. E ela respondeu que era professora há 28 anos, Outra responsável se aproximou e disse que falaria com a diretora de Projetos Especiais , que de longe observava. Veio outra negação. Ela então finalizou dizendo que era orientação da própria diretora.

Decidi então me retirar, e refletir sobre qual era realmente o propósito daquele evento. Premiar? Não. Para isso deveria ser dado à todos o direito de participar, o que não ocorreu, já que a informação em algumas escolas chegou depois de encerrada as inscrições. Reconhecer o trabalho das merendeiras? Não, já que TODAS/OS merecemos reconhecimento do importante trabalho que realizamos, muitas vezes em condições adversas como falta de pessoal, sobrecarga de trabalho, utensílios impróprios, etc.

O impedimento da minha entrada representa todas as barreiras impostas à nós, Merendeiras da Rede Municipal de Niterói. Continuamos sendo tratadas como platéia, e não como importante integrante no processo de aprendizagem dos alunos, do desenvolvimento da educação no conjunto da Rede.


PS: Relembrando que o Dia da/o Merendeira/o parece não estar a altura de merecer um recesso escolar. A maioria de nós comemorou nosso dia... Trabalhando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário