quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Nota - Contra os ataques e perseguição a professora Dayse Oliveira!

NOTA DO SEPE-NITERÓI

PROFESSORA DAYSE OLIVEIRA SOFRE ATAQUE EM SUA ESCOLA!
Em função do direito de greve e Plano de Metas a qualquer custo!

A professora Dayse Oliveira, professora há 28 anos da Rede Estadual de Ensino do RJ, dirigente do SEPE-RJ, reconhecida ativista do movimento negro e ex-candidata ao governo do Rio pelo PSTU, está sofrendo forte ataque e perseguição em uma das escolas que trabalha, a Escola Estadual Menezes Vieira, em Niterói.

O ataque que sofre a professora Dayse é, na verdade, um ataque a todos nós, educadores, e revela o caráter nefasto dos planos educacionais do governo Pezão / Cabral. Ao retornas às suas atividades, depois de licença para participação nas eleições gerais do país (direito duramente conquistado pelos trabalhadores), Dayse foi surpreendida por uma campanha de calúnias contra sua atividade profissional - a campanha incluiu e-mails "anônimos" enviados a SEEDUC onde Dayse era acusada de "racista", por cumprir a Lei 10.639 e discutir a história da África e dos povos negros no Brasil, e de indolente, por fazer greve. Ou seja, ataques por sua militância política e sindical.

Além disso, foram lançadas notas para os alunos referente ao segundo bimestre, quando ocorreu a greve de 2014, sem consultar a professora Dayse e atrapalhando as corretas reposições de aulas. Aqui vemos a realidade do Plano de Metas: notas e aprovação a qualquer custo, contra a qualidade do ensino que o Governo mentirosamente alardeia. Um ataque a autonomia pedagógica que a categoria de conjunto vem sofrente nos últimos tempos. O que o Governo quer é isso: uma fraude educacional, a produção compulsória de metas e resultados, enquanto se mantém e se mascara o sofrimento da qualidade educacional da escola pública e se condena mais uma geração de crianças e jovens à exclusão.

Dayse não está sozinha nestes ataques, pois com ela sofre toda a categoria. Porém, também não está sozinha na resistência: em resposta ao ataque, os professores e funcionários da Escola reagiram produzindo um abaixo-assinado em apoio a Dayse, se somando a cartas e declarações de pais e ex-alunos reivindicando a trajetória profissional e militante de Dayse.

O SEPE-Niterói se soma a esta luta, repudia a ação do Governo e conclama toda a categoria a se mobilizar não só para responder a tais ataques, mas também para defender nossa autonomia pedagógica e a escola pública!

SEPE-Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário